Tratamento de Caixas D'Água

 

Lavar Roupa: O Ozônio não altera a coloração das roupas, deixando-as com aparência de nova. Algumas lavanderias já adquiriram este tratamento e perceberam que em concentrações muito elevadas o ozônio dispensa até o uso do sabão em pó.

Cozinhar: Pode se usar tranquilamente a água da torneira, pois o ozônio torna a água pura e saudável para ser ingerida, não alterando o sabor dos alimentos, e eliminando as bactérias, fungos e algas ao lavar verduras, frutas e legumes.

Tomar Banho:  Torne seu banho mais agradável e sem cheiro, enquanto o cloro agride a pele e os cabelos, o ozônio abre os poros auxiliando na remoção das células mortas sendo utilizado em clínicas de estética e ozonioterapia.

Pele: O banho ozonizado é um dos tratamentos mais eficazes para fazer com que nosso corpo reencontre o seu estado ideal. É um sistema "anti-stress" usado nos melhores estabelecimentos termais internacionais (SPAS), graças às suas qualidades que contribuem para restabelecer o equilíbrio nas funções do organismo. O fluxo do oxigênio nascente através da pele, alarga os vasos capilares, comprime os vasos venosos, melhorando a circulação, e além disso, inibe a formação de veias varicosas e a fragilidade capilar

 

 

 

Tratamento de Poços Artesianos
 

O ozônio é ideal para o tratamento de poços artesianos. Geralmente poços produzem água com concentrações de ferro, manganês, derivados de enxofre e coliformes fecais em concentrações acima das permitidas pelas normas de saúde.

 

 Estes componentes se apresentam na forma solúvel, ou seja na forma de "ions" dando cor e cheiro na água. Na forma de colóides são de separação difícil pelos filtros mecânicos adequados. Na forma solúvel não são filtráveis até serem oxidados e retidos em nossos rins.
 

As cores e os odores podem ser eliminados pela ação do ozônio. Os elementos químicos formadores dos odores e das cores são reduzidos a CO2 e água. Áreas remotas ou urbanas com poços artesianos irão encontrar no ozônio a melhor solução para o tratamento da água pois nenhum produto químico será necessário para se obter em processo contínuo e automático a melhor qualidade de água potável.


Tratamento de Efluentes Industriais

Os efluentes são bem diferentes de um local para outro. O ozônio pode ser usado em todos os processos que necessitem reações de oxidação, remoção de sulfetos (cheiro ruim), precipitação de metais pesados, águas amoniacais, cianetos . O ozônio também consegue destruir complexos químicos como fenóis e compostos organoclorados . Sua capacidade de oxidação permite tratar efluentes de tal forma e com tal grau de pureza que se consegue reciclar essas águas de volta ao processo industrial.

 

Aplicação específica de alto valor agregado em termos de custo benefício é o reuso de efluentes, tipo doméstico ( esgoto residencial ) em conjuntos habitacionais de quaisquer natureza : condomínios fechados de casas ou de prédios , hotéis, marinas , clubes de campo e de pesca, fazendas de criação animai.

 

É utilizado com sucesso em plantas elétricas, metalúrgicas, têxtil, papel e celulose, petroquímica, curtumes, hotéis, supermercados, "shopping centers" , prédios comerciais etc...

 

 

Tratamento de Ar com Ozônio

 

O ozônio tem sido usado nos últimos anos em sistemas de tratamento de ar devido ao seu alto poder de oxidação, eliminando odores indesejáveis causados pelo fumo, fungos e bactérias.

Nos Estados Unidos e Canadá, nos últimos anos, este sistema vem sendo instalado em boates, cassinos, restaurantes, danceterias e bingos, pois além de eliminar os odores que causam o afastamento de clientes, criam uma maior concentração de oxigênio no ar provocando um aumento do metabolismo humano, gerando uma espécie de euforia, fazendo as pessoas se sentirem bem, mais alegres, o que acarreta um aumento do consumo de bebidas, comidas e mais gastos em jogos e diversões.

 

Podemos afirmar que o sistema de ozônio injetado no ar elimina maus odores, criando um ar com cheiro agradável de "fruta" ou o cheiro que existe após a chuva, e aumenta conseqüentemente em 0,5 à 1% a concentração de oxigênio do ar gerando um estado mental nos clientes propício ao aumento de consumo no estabelecimento, ideal para ambientes fechados e abafados, também propiciando ao dono do estabelecimento um aumento da clientela devido ao ambiente agradável e ecologicamente perfeito.

 

 

Torres de Resfriamento Tratadas com Ozônio


O ozônio gasoso é altamente reativo. O ozônio oxida (quebra) rapidamente a matéria orgânica. Quando o ozônio encontra outro composto, um átomo de oxigênio irá soltar-se da molécula de O3 e se ligar quimicamente ao composto, oxidando-o. O ozônio atualmente destrói os compostos formadores de odores, eliminando o cheiro e transformando o ozônio de volta à oxigênio (O2).
 

O ozônio age 3120 vezes mais rápido que o cloro como um bactericida e é o mais potente oxidante comercialmente viável para tratamento de água.

O ozônio é capaz de oxidar a maioria das substâncias orgânicas e inorgânicas e também age como um microfloculante ajudando na coagulação, precipitação e filtração de sólidos. O ozônio reduz a formação de incrustação em torres de resfriamento chegando a eliminar a incrustação existente. O ozônio diminui a corrosão em até 50% em alguns casos por reduzir drasticamente as populações de bactérias e algas que ajudam na corrosão localizada no ambiente de suas bases de fixação.

 

 

Lavanderias Hospitalares e Ozônio

 

É sabido que o ozônio é um poderoso destruidor de bactérias e vírus, capaz de destruir partículas de sujeira de diversos níveis e desodorizar o tecido em baixas temperaturas.

Com estas características, ele se mostra eficaz e eficiente para uso inclusive em lavanderias hospitalares, onde o grau de contaminação é alto. Se o ozônio trabalha melhor em baixas temperaturas, então deve-se considerar uma significativa economia de energia pois nos métodos tradicionais gasta-se para aquecer a água.

 

Levando-se em conta a redução do uso de produtos químicos como o cloro, o menor desgaste da roupa no processo de lavagem e secagem, a redução do volume de água para enxágüe, a diminuição da quantidade de resíduos, tanto no tecido como na água, possibilitando sua reutilização e a eliminação de agentes causadores de alergias e irritações no tecido limpo, conclui-se que o tratamento de água com Ozônio e o mais indicado para lavanderias hospitalares.

 

 

Ozonioterapia

 

E o uso profissional e responsável do Ozônio em quantidade e concentração variáveis,  como medicamento ativo no tratamento de diversos tipos de doenças,

 

Seu efeito bactericida, fungicida e de inativação viral, modificam e estimulam a resposta imunológica de pacientes, recomendado também no tratamento de distúrbios circulatórios, contribui para a revitalização do organismo de forma surpreendente.

 

 

Relaxamento em Banheiras de Hidromassagem e Ofuros

 

A vida moderna e implacável com o ser humano pois o stress diário nos envelhece exponencialmente.

Os benefícios de um banho ozonizado para a pele são sentidos imediatamente pelo corpo humano e transmitidos ao cérebro.

Agindo contra o cansaço e a poluição, restabelecem o equilíbrio das funções orgânicas.

 

 

Tratamento de Águas de Superfície

 

O ozônio é um agente muito eficaz contra todas as bactérias e vírus. Também é muito efetivo contra amebas e protozoários comuns presentes em rios, lagos e piscinas. O ozônio extermina algas, fungos e micro organismos, incluindo os THMs, muito citados atualmente nos meios técnicos.
Inúmeras estações de tratamento de água no mundo utilizam o ozônio como tratamento primário, seguido de filtração e cloração.

 A cloração neste caso é usada como um agente de preservação do tratamento nas tubulações e armazenamento da água e não como tratamento básico, como é comum. Foi provado que o cloro como tratamento primário reage com as matérias orgânicas em suspensão na água formando trihalometanos (THMs) , ou seja, produtos que a EPA ( Environmental Protection Agency – Agência Norte Americana de Proteção ao meio ambiente ) provou serem mutagênicos, provocando diversos tipos de câncer e por levar mais de 30 anos para serem degradados no meio ambiente. O cloro como agente primário, desde 1995, está banido dos Estados Unidos nas Estações Municipais de Tratamento de água potável.

O ozônio provou ser 20 vezes mais efetivo, 3120 vezes mais rápido, 100 vezes mais solúvel em água e possuir um espectro de ação muito mais amplo do que o cloro. O ozônio também é muito mais efetivo contra os vírus se comparado a outros produtos comuns como o cloro, sal, permanganatos, iodo e outros meios de natureza química.
 
Tipicamente usamos 0,20 ppm para tratar águas de superfície. Quando por excesso de ferro na água de caixas de prédios e residências temos roupas amareladas, ou quando odor e cor estão presentes, maiores concentrações de ozônio são requeridas para oxidar componentes químicos de origem diversificada: inorgânica, orgânica, microorganismos, bactérias.